• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como estruturar um fluxo de cobranças eficiente na sua empresa

Um fluxo de cobranças bem estruturado é essencial para garantir a redução de inadimplência e, ao mesmo tempo, preservar o bom relacionamento com o cliente.

O que é fluxo de cobrança e qual sua importância?

O setor de cobranças da sua empresa é tão estratégico como o comercial. É por meio dele que é possível proteger o fluxo de caixa do seu negócio e ainda garantir eficiência na recuperação de créditos de inadimplentes, reduzindo, assim, os prejuízos da empresa.

Nesse contexto, o fluxo de cobranças é uma importante ferramenta de gestão financeira em que o processo de cobrança se torna mais eficiente, com o objetivo de reduzir a inadimplência e aumentar o faturamento da empresa.

Afinal, cobrar os clientes pessoalmente demanda muito esforço e tempo, muitas vezes, com a necessidade de alocar um profissional somente para esta função. Com um fluxo de cobrança bem estruturado é possível criar um processo automatizado e muito mais econômico.

Agora que você já sabe a importância de manter uma bom fluxo de cobranças, veja algumas dicas para implementá-lo na sua empresa:

Como criar um fluxo de cobranças eficiente?

É importante lembrar que cada empresa deve seguir o modelo de cobrança que esteja alinhado ao seu fluxo de caixa e perfil de clientes. Empresas têm diferentes necessidades e formas de organizar seus processos internos.

No entanto, existem algumas orientações que podem te ajudar a evitar perdas e diminuir a incidência de inadimplência entre seus clientes.

1 – Defina a periodicidade da cobrança

Esta é a etapa de planejamento, em que é preciso estabelecer a periodicidade em que o fluxo de cobrança irá acontecer. Durante o período, é possível incluir desde comunicações de lembrete do pagamento, a fim de prevenir a inadimplência, até o informe sobre o atraso, que deve ocorrer após o prazo de vencimento acordado.

Neste fluxo é importante considerar as formas de contato com o cliente, que pode ser por SMS, e-mail ou telefone, por exemplo.

2 – Crie um histórico do cliente

Antes de iniciar o processo de cobrança é importante certificar-se de que possui os dados de contato do cliente, bem como o histórico do relacionamento com a sua empresa. É a chamada cobrança centralizada, em que todos os processos que envolvem a cobrança por produtos ou serviços ficam alinhados em um único lugar.

Isso é importante para garantir um atendimento mais personalizado, além de tornar o processo mais dinâmico e funcional. Esse controle pode ser feito com a ajuda de uma plataforma de cobrança específica ou até mesmo em uma planilha do excel.

3 – Aposte em uma régua de cobrança

Como falamos anteriormente, um dos principais benefícios do fluxo de cobranças é reduzir o tempo e esforço gasto no processo. Mas, para isso, é preciso contar com ferramentas eficientes.

É o caso da régua de cobrança. É por meio dela que você irá iniciar o contato com o cliente inadimplente. As mensagens podem ser enviadas por e-mail, SMS ou até mesmo via WhatsApp. E são elas que antecedem o contato telefônico.

4 – Ofereça uma comunicação clara e empática

Ao montar a sua régua de cobrança é preciso ter um carinho especial com a mensagem em cada comunicação. É muito importante, também, escolher os canais de comunicação em que seus clientes estão acessíveis.

A dica aqui é que o primeiro contato seja mais sutil, por e-mail, com o objetivo de lembrar sobre o débito em um tom leve e amigável e, a medida que os dias de atraso aumentam, a mensagem pode ser mais incisiva, por e-mail e Whatsapp, por exemplo. Se mesmo após o envio das mensagens você não receber o retorno desejado, vale a pena partir para o contato telefônico.

Além disso, é muito importante exercitar a empatia e entender os motivos da falta de pagamento, oferecendo alternativas para quitar o débito. Uma boa alternativa é gerar boleto de cobrança ao cliente, já que é uma alternativa segura tanto para quem paga como para quem recebe.

5 – Invista na automatização de processos

É importante lembrar que, ao passo que o processo se tornar mais robusto, apenas o controle via planilha não será suficiente. Nesse caso, é válido investir em ferramentas de automação, em que a comunicação, gestão e controle são realizados de forma automática.

Com essa tecnologia é possível incluir todas as etapas da cobrança em um fluxo automatizado, como gerar boletos e enviar lembretes e mensagens aos clientes.

Existem plataformas digitais especializadas nesse tipo de trabalho e até mesmo instituições financeiras como a Conta Digital PJ da Cora, em que é possível realizar todo o processo de gestão de cobrança de forma gratuita, direto pelo aplicativo.