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Notícia

Dia das Crianças promete aquecer vendas das micro e pequenas empresas

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC), a data comemorativa é considerada a terceira mais importante para o varejo brasileiro

Os donos de pequenos negócios que desejam lucrar com o Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro, precisam estar preparados se quiserem alcançar bons resultados. Assim como outras datas comemorativas, a comemoração pode contribuir para promover a empresa, fidelizar os clientes, girar o estoque, realizar promoções e atrair novos fregueses. Mesmo que o empreendimento não seja voltado especificamente para o público infantil, é possível aproveitar o momento.

A analista de Competitividade do Sebrae Nacional Patrícia Mayana destaca que o empreendedor deve buscar se conectar com os clientes. “Para além dos segmentos de impacto mais óbvios no Dia das Crianças, como brinquedos e roupas, existem atividades que podem ser realizadas com os pequenos para tornar o dia, e a semana, mais memorável. Pesquisas recentes mostram que os consumidores valorizam a conexão e, portanto, é um ótimo momento para as famílias dedicarem-se às crianças”, frisa.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC), a data comemorativa é considerada a terceira mais importante para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Somente no ano passado, estima-se que foram quase R$ 400 milhões movimentados no e-commerce. Os ramos que mais se destacam em vendas são eletrônicos, brinquedos, vestuário e calçados.

A especialista do Sebrae Nacional também recomenda que os donos de pequenos negócios fiquem atentos às regras de publicidade para o público infantil, que é regulamentada pela legislação brasileira e apresenta restrições, como também as obrigações do varejo na comercialização de brinquedos. No caso da publicidade, não é recomendado usar imagens de crianças em situação de vulnerabilidade ou linguagem com uso de tom imperativo com apelo ao consumo, bem como incentivo a conflitos ou a relações desarmoniosas entre as pessoas, por exemplo.

“Além de disponibilizar ao consumidor final somente produtos certificados e registrados no Inmetro, o comércio em estabelecimentos físicos ou virtuais deverão manter a integridade do produto, suas marcações obrigatórias, instruções de uso, advertências, recomendações e embalagens, preservando o atendimento aos requisitos do regulamento para brinquedos”, explica Mayana.

O Sebrae preparou algumas dicas para ajudar os empreendedores a se diferenciarem no mercado e se planejarem melhor. Acompanhe:

  1. Encante os pequenos

Algumas atividades que podem ser realizadas nas lojas físicas com oportunidade de promover experiências para os clientes, engajar e fortalecer a relação com a marca: contação de histórias; teatro de fantoches; oficinas de produção de desenhos, pinturas e brinquedos a partir de objetos usados. Uma vitrine temática, colorida e divertida também pode atrair os olhadores dos pequenos e dos responsáveis, bem como uma embalagem mais caprichada, com um brinde de guloseimas, demonstrando que o seu negócio dá atenção ao cliente.

Empresas de serviços como escolas, salões de beleza, consultórios de pediatras e dentistas podem enviar um cartão digital para seus clientes e fazer uma decoração especial.

  1. Explore atividades que estimulem a conexão entre as pessoas

As empresas e profissionais que atuam com teatro e animação, por exemplo, podem promover peças e musicais; atividades itinerantes como shows de mágica, brincadeiras com as crianças em reuniões de grupos. Os restaurantes podem realizar ações promocionais como desconto em pratos infantis e atividades nas brinquedotecas; as academias que tenham esportes para crianças podem promover atividades recreativas especiais ao longo da semana; as lojas de PET podem realizar ações para os pequenos que têm um animal de estimação ou ações para estimular a adoção de animais, atraindo fluxo.

  1. Planeja ações sociais

Empresas engajadas em ações sociais recebem a admiração dos clientes, considerando a importância que o consumidor tem dado a questões de responsabilidade social e ambiental. Uma boa ideia é realizar ações como arrecadação de brinquedos e roupas; doação para cada venda realizada revertida para uma creche de sua escolha e de sua confiança. Com isso, além de ajudar instituições, o empreendedor pode atrair a atenção de clientes que são engajados em assistência social.

  1. Organize seu estoque e planeje sua logística com cuidado

Não perca tempo e se antecipe para não perder essa oportunidade. O empresário vai precisar entrar em contato com seus fornecedores e, muitas vezes, esse fornecedor é também seu concorrente. Então, anote tudo que você acha que vai vender mais e faça uma pesquisa de mercado para se atualizar sobre as preferências da garotada para aumentar o seu estoque com esses itens. Lembre-se também que toda data comemorativa é acompanhada pelo aumento das vendas, o que exige uma preparação maior para a separação e envio dos produtos. Por isso, deixe bem claro em seu site quais os prazos de entrega da sua loja e quais as opções de envio disponíveis para clientes.

  1. Facilite o pagamento com opções variadas

É essencial que a sua empresa ofereça formas de pagamento variadas, como cartão de crédito, débito, boleto ou PIX. Alguns negócios optam por oferecer pagamento junto às carteiras digitais, como a Ame Digital ou o PicPay. Se o empreendedor também trabalha com vendas em plataformas digitais, o Sebrae oferece conteúdos especializados sobre o tema.

Fonte: Sebrae