• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Perdeu o título de eleitor? Emissão do E-TÍTULO pode ser feita até SÁBADO. Veja o passo a passo

Perdeu o título de eleitor? Emissão do E-TÍTULO pode ser feita até SÁBADO. 

Com a aproximação das Eleições Gerais de 2022 a movimentação em busca dos documentos para participar do processo eleitoral vem aumentando. O aplicativo do e-Título, por exemplo, já se tornou o mais baixado nas lojas de apps.

Perdeu o título de eleitor? Emissão do E-TÍTULO pode ser feita até SÁBADO.

É importante que o eleitor saiba das diversas opções de documentação que podem ser portadas no dia das eleições para adentrar na seção. Uma das mais práticas é o e-Titulo, aplicativo disponibilizado gratuitamente para aparelhos com sistema operacional Android ou iOS.

Porém, o Tribunal Superior Eleitoral alerta que o eleitorado precisa baixar ou atualizar seu aplicativo assim que possível, até este sábado. No dia da votação (2), a emissão do documento estará suspensa até a finalização dos processos do primeiro turno. E só volta a ser liberada para o público no a partir do dia 3.

Caso haja um segundo turno, a suspensão também acontecerá da mesma maneira. Então é necessário que a emissão do documento através do e-Título seja feita até a véspera da votação, neste caso até o dia 29 de outubro.

Documentos aceitos para participar das eleições

Para participar do processo de votação para os cinco cargos disponíveis nas Eleições Gerais de 2022, é necessário que o eleitor compareça à sua seção portando documento com foto. Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para entrar na seção. Outros documentos são aceitos como:

  • e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
  • Carteira de identidade;
  • Identidade social;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira nacional de habilitação.

O importante é que haja uma fotografia no documento para que o eleitor passe pelo processo de identificação antes de ser encaminhado à urna para realizar o depósito dos votos. Facilidades disponíveis com o e-Título

Para aqueles que optarem pela utilização do aplicativo e-Título, algumas outras facilidades estão disponíveis além da emissão do título de eleitor. Nele é possível verificar alguns dados como a situação cadastral, acessar a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais.

Em adição, para facilitar o processo do eleitor, através do aplicativo é possível ver no mapa onde fica localizada a seção para qual ele deve se dirigir. O aplicativo também pode ser usado para justificar a ausência no dia da votação.

Para ter o e-Título basta localizá-lo nas lojas de aplicativos para Android e iOS e realizar o download. O acesso às informações é feito apenas com o número do CPF do eleitor, sem a necessidade do número do título de eleitor.