• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Saúde e qualidade de vida no trabalho: seis hábitos para adotar na rotina corporativa

Em média, um indivíduo com um bem-estar 10% maior terá: 5% menos faltas não programadas; 24% menos de presenteísmo(onde o funcionário está presente, mas não está produzindo) e 6% de mais dia

Para muitos, a rotina de trabalho é estressante. Cobranças por resultado, prazos, concorrência, fazer o melhor… Mesmo na vaga dos sonhos, o dia-a-dia no trabalho pode causar uma certa tensão. De acordo com o presidente da Aliança para Saúde Populacional(Asap) e Diretor Médico na Nilo Saúde, Cláudio Tafla, nos últimos anos, as empresas passaram a se preocupar verdadeiramente com saúde de seus colaboradores. Depois da pandemia, a sensação de fazer algo mais pelos seus funcionários aumentou dentro dos RH´s.

De acordo com Tafla, o segredo de um ambiente laboral saudável está em uma boa gestão de saúde populacional. “Não adianta apenas o RH entregar um cartão do plano de saúde para o colaborador, isso já foi. Não é um cartão de crédito black sem limite. Saúde é igual poupança, temos que guardar para ter. Um bom gestor oferece programas dentro da empresa, orientando sobre a importância de praticar atividade física, se alimentar bem, faz campanhas de prevenção de doenças, controle de pacientes crônicos e o principal, faz do funcionário o protagonista da sua saúde”, explica Tafla.

Segundo o médico e Diretor da ASAP, Fábio Gonçalves, entre as determinantes que influenciam na condição física das pessoas, hábitos, comportamentos e prevenção são responsáveis por 50%, genética, 20%, ambiente, 20%, e acesso à atenção médica, 10%. Um bom programa de gestão de saúde populacional poderia reduzir em 50% a incidência de crônicos numa carteira de beneficiários. Para ele, um dos caminhos para mudar o cenário atual consiste em estabelecer uma estratégia de gestão de saúde populacional (GSP), para manter os funcionários em boas condições físicas, significa ter os custos sob controle e garantir a competitividade das empresas.

De acordo com Sley Tanigawa Guimarães, presidente do Colégio Brasileiro de Medicina de Estilo de Vida, o maior gasto dentro de uma empresa é a folha de pagamento e o segundo é com saúde. Bem-estar gera produtividade! A médica ressalta que investir na qualidade de vida dos trabalhadores implica ganhos de desempenho e sucesso organizacional. “Em média, um indivíduo com um bem-estar 10% maior terá: 5% menos faltas não programadas; 24% menos de presenteísmo(onde o funcionário está presente, mas não está produzindo) e 6% de mais dia”, fala a médica.

Para ter uma vida mais saudável no trabalho confira as dicas da Asap!

– Se alimente bem! Invista em uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais e frutos seco. Beba bastante água. Um estudo publicado na revista PLOS Medicine mostra que um homem que adere à dieta mais saudável a partir dos 20 anos pode viver mais 13 anos. Além disso, a boa alimentação pode evitar diversas doenças e mudar o quadro de uma patologia crônica.

– Faça exercício: se não tem muito tempo, tire pelo menos 30 minutos do seu dia para caminhar, correr ou fazer qualquer esporte. Estudos apontam que a atividade física reduz risco de mortalidade por doença cardiovascular, hipertensão, diabetes tipo 2, ela também melhora o sono, humor, a memória, o intestino e a saúde cognitiva. Comece com hábitos simples, troque o elevador do escritório pela escada. Deixe o carro em casa vá de bicicleta ou ônibus, com certeza você terá que caminhar um pouquinho.

– Ergonomia é vida! Quem trabalha em frente ao computador às vezes passa horas sem se levantar. Postura correta, cadeira e mesa adequadas são fundamentais, principalmente para quem trabalha em casa. Várias doenças ocupacionais são causadas por conta de postura e mobiliário inadequados.

– Faça pausas! O trabalhador faz muitas tarefas ao longo do dia, o excesso de atividade pode levar à exaustão. Cansou? Levante, vá ao banheiro, beba uma água, faça um alongamento e volte. Essa dica vale ouro, pode evitar doenças graves, como Síndrome de Burnout, por exemplo.

– Cuide da sua saúde mental: faça meditação, massagem, ginástica laboral ou qualquer outra atividade que a empresa lhe oferecer, esse momento de relaxamento é muito importante. Fazer terapia também traz diversos benefícios, ela é ótima para o manejo do estresse.

– Invista e cultive as relações: o ser humano é sociável, gosta de interagir e estar com outras pessoas. Ter uma boa relação com os colegas de trabalho é fundamental para manter um ambiente leve e psicologicamente seguro.