• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas, aponta estudo

Entre esses consumidores, 78% afirmam comprar uma ou mais vezes por mês e a maioria (51%) paga com PIX

O comércio digital foi impulsionado pela pandemia e continua sendo a forma preferida de consumir dos brasileiros. Segundo um levantamento recente feito pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas – e a maioria (78%) afirma comprar uma ou mais vezes por mês.

O principal motivo, de acordo com a pesquisa, está relacionado aos descontos encontrados online: 73% dos consumidores afirmam preferir o e-commerce por encontrarem preços mais baixos do que em lojas físicas. Além disso, 72% dizem que optam pela modalidade pela praticidade de comprar sem sair de casa e 69% pelas promoções que só se encontram na internet.

Segundo o presidente da Octadesk, Rodrigo Ricco, além dos preços mais competitivos, parte desse cenário também reflete o maior investimento feito pelo varejo online na experiência do consumidor.

“O processo de compra precisa ser fácil e prazeroso, buscando oferecer uma boa experiência desde a navegação na loja, a descrição do produto, passando pela agilidade no caso de necessidade de atendimento”, afirma, destacando que a tendência à frente também é positiva.

Segundo o levantamento, apesar de mais de 40% dos respondentes afirmarem que são adeptos do e-commerce há mais de cinco anos, o impulso desse consumo é mais recente: sete em cada dez consumidores afirmaram que a frequência de compras online aumentou no último ano e 55% dizem que esse hábito deve aumentar ainda mais nos próximos 12 meses.

Perfil das compras

Ainda segundo a pesquisa, a tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada também tem ajudado a impulsionar o segmento, principalmente entre os produtos que possuem algumas limitações em termos de prova, como é o caso do segmento vestuário.

Esse setor, por exemplo, foi o que apresentou uma melhor performance de vendas no ambiente virtual, com 60% das aquisições feitas pelos consumidores nos últimos 12 meses. Em seguida, vieram os eletrônicos (49%), os calçados (47%), os eletrodomésticos (42%) e os artigos de beleza (41%).

Já entre os meios de pagamento mais utilizados, o destaque ficou com o PIX (51%), seguido por pagamentos com cartão (30%) e carteiras digitais (13%).