• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

6 dicas para melhorar a escuta ativa no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, em que o foco e a pressão diária estão voltados para resultados, a escuta ativa pode acabar ficando em segundo plano.

Segundo a pesquisa Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizada pela The School of Life em parceria com a Robert Half, a comunicação é a habilidade que mais falta entre os liderados brasileiros e a terceira entre os líderes do país. E pensando exatamente em melhorar a forma de se comunicar no ambiente corporativo, a fonoaudióloga Ingrid Gielow, que é Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana e CEO da ProBrain, indica o desenvolvimento da escuta ativa.

Esse conceito não diz respeito a apenas ouvir o que o outro tem a dizer, mas, principalmente, demonstrar interesse, disposição, compreensão e interagir, mesmo que seja uma opinião contrária. Basicamente se resume no empenho em assimilar o que foi dito e no respeito ao responder.

No ambiente de trabalho, em que o foco e a pressão diária estão voltados para resultados, a escuta ativa pode acabar ficando em segundo plano. “Desenvolver essa habilidade no meio corporativo pode colaborar com a saúde mental, o que consequentemente colabora com a produtividade, o clima organizacional, diminuição do turnover e direcionar a companhia para melhores resultados”, explica Ingrid.

A técnica pode ainda melhorar o relacionamento dos colaboradores e times, garantir uma comunicação mais eficiente, com alinhamento entre os setores da companhia, reduzir a ocorrência de conflitos e aumentar a confiança de líderes e liderados.

A especialista, então, dá dicas para desenvolver essa habilidade e aplicá-la no ambiente de trabalho. Confira:

1 – Faça o exercícios da micro escuta

Permita-se perceber todos os sons de um ambiente. Cronometre 1 minuto e permaneça assim, prestando atenção a todos os sons e ruídos. No minuto seguinte, escolha um som ou ruído específico. Acompanhe-o, perceba todos os seus detalhes, até que os demais sons percam a importância. Volte para o cenário auditivo completo. Isso ajuda seu cérebro a desenvolver a habilidade de escuta ativa.

2 – Foco apenas em quem fala

Nada de dividir a atenção com leitura de e-mails ou responder mensagens enquanto o outro fala. O cérebro não consegue dividir a atenção, ele fica alternando o foco rapidamente. Isso significa que enquanto você faz uma coisa, pode até achar que escutou o que o outro disse, mas com certeza, perdeu alguma informação.

3 – Olhe para a pessoa enquanto ela fala

Lembre-se: pessoas conectam-se a pessoas e essa conexão começa pelo olho no olho. É fundamental, então, buscar estabelecê-la.

4 – Ouça, veja e sinta

Amplie sua escuta para a percepção dos aspectos não verbais da comunicação. Quando olhamos para quem fala, além das palavras, nosso cérebro processa o tom de voz, as ênfases, as expressões faciais, os gestos e o posicionamento da pessoa em relação à comunicação. Amplie sua observação.

5 – Aposte em treinamento auditivo gamificado

Assim como a atividade física fortalece a musculatura, exercícios e atividades com desafios auditivos desenvolvem e fortalecem as conexões cerebrais envolvidas. A plataforma Afinando o Cérebro, por exemplo, tem mais de 180 atividades e jogos para esse fim. O cadastro gratuito dá direito a um trial de 7 dias para conhecer todos os jogos.

6 – Evite julgamentos, atente-se aos fatos

Tendemos a julgar o que o outro fala enquanto escutamos, concordando, discordando ou criando barreiras a partir de nossos vieses inconscientes. Um excelente exercício é escutar os fatos e separar o que a pessoa falou da opinião que você tem sobre o que escutou.

Antes de elaborar um discurso sobre o que a pessoa deveria ter feito ou qual seria a solução do problema, experimente repetir exatamente o que você entendeu. “Você está me dizendo que… (explique o que entendeu com as palavras que a pessoa disse)? Então… (neste momento você pode dizer o que sente ou pensa). Dessa maneira, a pessoa se sentirá verdadeiramente compreendida, o que aumentará a relação de confiança e a empatia entre vocês.