• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Digital skills: as habilidades profissionais mais requisitadas nas empresas

Um estudo da Burning Glass for Capital One aponta que 82% dos empregos de média qualificação exigem habilidades digitais

Um estudo da Burning Glass for Capital One aponta que 82% dos empregos de média qualificação exigem habilidades digitais. Em paralelo, o Fórum Econômico Mundial estimou que 133 milhões de funções virtuais foram criadas até recentemente, como resultado da nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.

Como consequência, atualmente, o profissional do mercado de trabalho precisa apresentar habilidades de base digital para atender às demandas de diferentes setores e empresas.

Pensando nisso, a SoftExpert, empresa de otimização de processos, compliance e inovação, citou 6 das mais importantes:

  1. Resolução de problemas:

Além de ser capaz de encontrar soluções para problemas utilizando FAQs, tutoriais ou chat, o profissional precisa estar apto a apresentar soluções por meio de software e melhorar a produtividade. Ademais, a mentalidade de resolução de problemas é uma habilidade imprescindível no ambiente de trabalho digital.

  1. Análise de dados:

As tecnologias que permeiam o cotidiano do trabalho são construídas com base em dados. Cada vez mais, é essencial entender o que esses dados significam, qual a importância e como podem ser traduzidos em ideias e ações. Nos negócios, ainda são importantes para comunicar ideias, construir estratégias e analisar resultados de decisões tomadas.

  1. Otimização de processos:

“Saber utilizar a tecnologia a seu favor é entender quais práticas podem ser otimizadas e implementar softwares e ferramentas para fazerem o que era feito manualmente e focar o tempo dos seres humanos em tarefas mais estratégicas e complexas”, opina Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

  1. Segurança da informação:

A proteção contra ciberataques precisa ser preocupação de muitas empresas incluídas no cenário digital. Antivírus e outras tecnologias não são suficientes se os seus funcionários não souberem se comportar no ambiente digital de forma segura. Por isso, é essencial que saibam identificar potenciais ameaças de roubo de informações, em que plataformas podem navegar, como proteger senhas, como identificar informações falsas e que softwares e meios de comunicação devem usar dependendo do nível de sensibilidade da informação com a qual trabalham.

  1. Conhecimento em inteligência artificial:

Com a utilização da IA generativa, saber dar comandos e fazer perguntas tornou- se uma competência importante. Saber usar as funcionalidades da IA em tarefas operacionais e em união com outros sistemas é fundamental para tornar mais eficiente a implementação dessa tecnologia.

  1. Liderança digital:

A liderança digital é um modelo que atende às tendências do mercado de trabalho em ambiente online. O ponto essencial é o uso de tecnologia para planejar e executar toda a gestão de pessoas.

Além disso, as relações de trabalho devem ser mais flexíveis, mais criativas e menos engessadas. Nesse ponto, é importante lembrar que a habilidade de liderança não é exclusiva de quem ocupa cargos de liderança. É imprescindível aprender a gerenciar projetos e serem líderes de si mesmas para trabalhar em prol da transformação digital.