• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Estas são as 3 habilidades mais valiosas para profissionais de marketing em 2023

Uma delas é a inteligência emocional é essencial para entender as necessidades e expectativas dos clientes

Assim como em todas as áreas, o marketing está em constante evolução. E para se destacar em um mercado competitivo, os profissionais de marketing precisam ir além das habilidades técnicas. Além do conhecimento em estratégias de marketing, o profissional do futuro precisa desenvolver soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que os ajudem a se adaptar às mudanças, pensar em soluções criativas e lidar com pessoas de forma eficaz.

Por isso, para 2023 acredito que existem três soft skills especialmente valiosas: adaptabilidade, criatividade e inteligência emocional.

A adaptabilidade é a capacidade de se ajustar e se moldar às mudanças do ambiente de trabalho. Os profissionais de marketing precisam ser capazes de se adaptar rapidamente a novas situações, abordagens e estratégias e estar dispostos a aprender e se atualizar constantemente. Isso envolve estar aberto a novas ideias, ser flexível em relação a mudanças de plano e ser capaz de lidar com a ambiguidade.

Outra soft skill crucial para os profissionais de marketing é a criatividade, que envolve a capacidade de gerar ideias originais e inovadoras, e que é essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes. Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, os profissionais de marketing precisam ser capazes de pensar de forma inventiva, criar soluções inovadoras e encontrar maneiras criativas de alcançar e envolver o público-alvo.

A inteligência emocional é outra soft skill valiosa para os profissionais de marketing, principalmente nos tempos atuais, quando é sabido que a pandemia e a vida corrida afetaram tanto essa frente. Ela nada mais é que a capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros.

No campo do marketing, onde o relacionamento com o cliente é fundamental, a inteligência emocional é essencial para entender as necessidades e expectativas dos clientes, lidar com feedbacks e construir relacionamentos positivos com eles.

Além dessas três soft skills principais, outras habilidades comportamentais também serão valiosas para esses profissionais, como, por exemplo, a habilidade de manter uma comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita, além da capacidade de colaborar com colegas de diferentes áreas e backgrounds, uma vez que o marketing muitas vezes envolve trabalho em equipe e projetos interdisciplinares.

Acredito também que a habilidade de análise de dados e a interpretação de insights será cada vez mais relevante, pois, com o uso recorrente de dados no marketing e o impacto das IAs nessa área, os profissionais precisam ser capazes de coletar, analisar e interpretar dados para obter informações valiosas sobre o desempenho de suas estratégias e fazer decisões informadas, e também aliar as novas tecnologias a esse processo.

Por fim, a habilidade de se manter atualizado com as tendências do mercado e as mudanças na indústria de marketing também é um atributo essencial, pois para trabalhar nessa área é preciso estar disposto a aprender e se atualizar constantemente para se manter relevante e eficaz em um ambiente de negócios em constante transformação.

Em um cenário de marketing dinâmico e altamente competitivo, acredito que essas são as habilidades comportamentais essenciais para que os profissionais dessa área sejam capazes de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem. Cada vez mais as empresas, como a Rocket Lab, estão priorizando profissionais mais humanos e que tenham essas soft skills bem alinhadas com a cultura empresarial – e não olhando apenas para conhecimento técnico.

* Renato Bastos é diretor da Rocket Lab no Brasil.