• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

27% dos pedidos de demissão são de colaboradores que sentem falta de reconhecimento no ambiente de trabalho

Tecnologia e a gestão humanizada são a nova tendência nas empresas através do RH 5.0

Depois da digitalização no setor de recursos humanos, o RH 5.0 busca trazer de volta a valorização dos colaboradores para tornar o RH mais estratégico e focado no bem-estar da equipe, minimizando processos burocráticos por meio da tecnologia.

Segundo o levantamento FIA Employee Experience de 2020, aproximadamente 27% dos pedidos de demissão se dão porque os funcionários sentem falta de reconhecimento no ambiente de trabalho, sendo este o maior motivo constatado na pesquisa. Isso mostra a importância que os gestores precisam dar para o tempo disponível no desenvolvimento de talentos.

O RH 5.0 tem quatro princípios básicos, sendo eles: desenvolver uma cultura organizacional segura, valorizar a experiência do colaborador dentro da organização, tornar os processos burocráticos automatizados e unificar a comunicação interna.

De acordo com Marcelo Gomes, CEO da Nexti, empresa de soluções digitais para o RH, a automatização do setor de recursos humanos tornam os softwares ‘melhores amigos do RH’ e otimiza a área em três processos básicos, sendo eles:

  • Simplificar processos burocráticos: contar com um sistema de HCM (Human Capital Management) garante uma gestão humana mais eficiente, já que o recurso será responsável por realizar a carga dos dados necessários.
  • Focar no capital humano: Digitalizar os processos, permite ao gestor priorizar o que realmente importa: o bem estar. Com o tempo otimizado, você se preocupa com o seu bem-estar, o bem estar do time e os resultados para a empresa.
  • Definir metas: Uma estratégia muito usada para a área de recursos humanos são as metodologias SMART, ela é definida com base em cinco metas: específica, mensurável, atribuível, realista e temporal.

“Quando a empresa investe em um sistema de HCM, ela passa a ter um parceiro de negócios que cuida das partes burocráticas enquanto o gestor foca no que mais importa: o colaborador”, comenta o CEO.

O RH 4.0 colocou a tecnologia como protagonista no desenvolvimento do setor de Recursos Humanos. Agora, com a união da tecnologia e a humanização, uma nova tendência alavanca a visão humanizada para que possam trabalhar juntas para o desenvolvimento das organizações e das pessoas.

Para Marcelo, a gestão operacional de mão de obra simplificada mantém o mantra dos 3RH, sendo eles: relevância, responsabilidade, resiliência e humanização. “A tecnologia vem mudando centenas de setores e chegou tornando o futuro do RH em digital. Os HCM’s fazem uma conexão única entre os colaboradores e as empresas”, finaliza o CEO.