• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

CFC publica resolução que prevê adoção das NBCs de preparação e asseguração de Relatórios de Sustentabilidade

De acordo com o texto, foram inseridas na estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) as NBCs para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS) e as NBCs para Asseguração de Divulgação de Informações de Sustentabilidade (NBC TAS).

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou um normativo voltado para a sustentabilidade. A Resolução CFC nº 1.710, de 25 de outubro de 2023, trata da adoção das Normas Brasileiras de preparação e asseguração de Relatórios de Sustentabilidade convergidas aos padrões internacionais. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (3).

De acordo com o texto, foram inseridas na estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) as NBCs para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS) e as NBCs para Asseguração de Divulgação de Informações de Sustentabilidade (NBC TAS).

O documento inclui os incisos X e XI ao art. 4º da Resolução CFC nº 1.328/2011.

Veja a seguir a redação de ambos:

X – de Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade – NBC TDS – são as Normas Brasileiras de Contabilidade para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade – NBC TDS convergentes com as Normas Internacionais de Divulgação de Informações de Sustentabilidade, emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB); e

XI – de Asseguração de Relatório de Informações de Sustentabilidade – NBC TAS – são as Normas Brasileiras de Contabilidade para Asseguração de Relatório de Informações de Sustentabilidade – NBC TAS convergentes com as respectivas normas internacionais a serem emitidas pela IFAC.

A Resolução estabelece, ainda, que, a partir do ano-calendário 2026, os padrões dispostos no documento serão obrigatórios. Tal determinação valerá sempre que a entidade divulgar Relatório de Informações de Sustentabilidade. Contudo, está facultada a adoção antecipada das normas IFRS S1 e IFRS S2 emitidas pelo ISSB, e de seus respectivos anexos, para publicação de relatórios referentes aos exercícios 2024 e 2025.

Outro ponto sinalizado no texto é a responsabilidade técnica do profissional da contabilidade na elaboração e na asseguração dos Relatórios de Informações de Sustentabilidade.

A vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues, explicou o alcance da publicação de normativos voltados para a sustentabilidade. “Ao publicarmos essa Resolução, mantemos o nosso alinhamento com as organizações internacionais de Contabilidade e com as pautas voltadas para a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, o CFC busca combater práticas como o greewashing e reafirma o seu compromisso com a Agenda ESG e, sobretudo, com a sobrevivência do planeta”, ressaltou.

Como justificativa para a publicação da Resolução, o CFC ressalta a emissão das Normas Internacionais de Divulgação de Sustentabilidade (até o momento, representadas pelas normas IFRS S1 e IFRS S2); o alinhamento das práticas brasileiras de divulgação e asseguração de informações de sustentabilidade àquelas adotadas internacionalmente; o compromisso da autarquia com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU); a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); a publicação da Resolução CVM nº 193/2023; entre outros pontos.

Para ler o documento na íntegra, clique aqui.