• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Vendas digitais são responsáveis por mais de 40% do faturamento dos pequenos negócios

Pesquisa do Sebrae mostra que Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo são os segmentos onde o peso das plataformas digitais é maior

O comércio digital se impôs como realidade aos donos de pequenos negócios no Brasil e atualmente já responde, em média, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo onde aproximadamente metade do faturamento já provém dos canais online.

O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado mostra um avanço. “O mundo digital revolucionou a forma de fazer negócio. O Sebrae atua para apoiar os empreendedores na jornada da digitalização”, comenta.

Décio Lima lembra que as redes sociais são as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação com o cliente. “Hoje é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções”, analisa. “Por isso é fundamental estar sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presença digital da empresa”, acrescenta.

Números da pesquisa

– Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio.

– Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular,

– 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais;
– Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são
• Economia Criativa (55%),
• Logística, Artesanato e Turismo (49%)

– As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).