• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O planejamento estratégico é a chave para o sucesso de uma empresa

PMEs necessitam de um planejamento estratégico para garantirem a sua expansão no cenário pós-pandêmico

Por Adriano Santos*

Empreender pode ser uma boa ideia, porém, existe uma ferramenta que determina o sucesso ou fracasso de uma empresa. Estamos falando do planejamento estratégico. O planejamento estratégico se torna uma ferramenta indispensável para que as PMEs revejam suas estratégias e garantam sua resiliência e expansão em um cenário pós-pandêmico.

Responsável por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), as pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel crucial na economia do Brasil. Porém, em um país com tantas mudanças e desafios, assim como a própria transformação comportamental do consumidor, tanto no atendimento físico quanto com as adaptações para o e-commerce, o planejamento estratégico é fundamental, pois atua como um mapa náutico, ajudando as empresas a identificar rotas viáveis, mitigar riscos e aproveitar oportunidades emergentes. Ele orienta as decisões, alinha os objetivos organizacionais e promove uma cultura de foco e direção, essencial para manter o rumo em tempos difíceis ou para enxergar e agarrar oportunidades que sem ele não estariam visíveis.

Estamos falando de inovação. Em um mercado saturado e altamente competitivo, a inovação se torna não apenas um diferencial, mas uma necessidade para a sobrevivência e o crescimento das PMEs. Com a definição de metas claras, é possível que o planejamento estratégico estimule a inovação ao identificar tendências, analisar dados de mercado e direcionar recursos para áreas que possibilitam a exploração de novas ideias e abordagens. Isso resulta em produtos ou serviços que atendem às demandas dos consumidores e se destacam no mercado.

Porém, esse planejamento pode também reduzir riscos às PMEs. Muitas vezes, as limitações de recursos tornam essencial uma administração cuidadosa para garantir o máximo retorno sobre o investimento. Um planejamento estratégico eficaz otimiza a alocação de recursos, direcionando-os para iniciativas que apoiem os objetivos da empresa. Isso não apenas fortalece a saúde financeira da organização, mas também permite uma abordagem mais sustentável e de longo prazo para o crescimento.

Um planejamento estratégico bem implementado posiciona as PMEs para escalabilidade e sustentabilidade, oferecendo uma estrutura que pode acomodar o crescimento de maneira controlada e estratégica. Ele garante que a expansão seja realizada de maneira integrada e alinhada com os valores e objetivos da empresa, assegurando que o crescimento não seja apenas alcançado, mas também mantido.

Ao abraçarem a prática do planejamento estratégico, as PMEs fortalecem a sua posição no mercado e solidificam uma fundação que as apoiará na exploração de novos horizontes. É um exercício que transcende a mera definição de metas, abrangendo uma abordagem multidimensional que integra, alinha e impulsiona todas as facetas da operação empresarial para o sucesso compartilhado e duradouro. Neste processo, o papel do líder se torna instrumental para incutir uma visão, motivar a equipe e assegurar que o planejamento estratégico seja não apenas formulado, mas executado de maneira eficaz, garantindo assim que a empresa não só sobreviva, mas prospere em meio aos desafios e oportunidades que o futuro reserva.

*Adriano Santos é fundador do Grupo Era