• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Mais de 60% dos trabalhadores têm problemas financeiros

Pesquisa que mostra a conexão entre problemas financeiros e a saúde dos colaboradores; já para 62%, bom ambiente corporativo vem antes de salário

“A saúde financeira dos funcionários influencia diretamente na produtividade e no clima organizacional das empresas. Mais da metade dos trabalhadores brasileiros (63%) enfrentam problemas financeiros.” É o que revela a pesquisa “Saúde & Gestão”, realizada pela fintech Onze: dos 770 entrevistados, 30% relataram problemas de saúde mental/emocional e outros 20% problemas de saúde física.

Quando questionados sobre sua produtividade no trabalho, 20% dos colaboradores avaliam que sua produtividade está afetada ou pode melhorar e 13% percebem que sua produtividade está afetada pelos problemas que estão passando no momento. Os problemas que mais interferem na produtividade dos profissionais são os problemas financeiros (64%), problemas de saúde mental e emocional (57%) e problemas de saúde física (33%).

O estudo também perguntou quais são os principais problemas financeiros dos trabalhadores. 52% responderam que são dívidas do cartão de crédito, 45% disseram que a renda não cobre seus gastos mensais e 25% afirmaram que a renda cobre os gastos mensais, mas estão se organizando.

Ao serem questionados se já precisaram se afastar do trabalho por conta dos problemas que estão enfrentando, 20% dos colaboradores responderam que sim, e entre os entrevistados que precisaram de afastamento, a ocorrência de problemas financeiros também está em primeiro lugar, apontada por 55% dos funcionários – à frente de saúde física e saúde mental (ambas com 45%).

A pesquisa traz a visão de 293 RHs pelo Brasil para entender quais são as maiores preocupações na gestão dos colaboradores. 65% indicaram que a maior aflição é o turnover (taxa de rotatividade de colaboradores de uma empresa). Em segundo lugar aparece o clima organizacional das empresas, apontado por 52% dos RHs, enquanto o Absenteísmo vem em terceiro lugar, com 37% das menções.

O levantamento questionou os RHs sobre quais problemas pessoais eles já mapearam entre os seus colaboradores, 65% responderam que identificaram problemas de saúde mental/emocional, 57% relataram problemas de relacionamento com lideranças no trabalho e 41% identificaram problemas financeiros. Os custos de demissão continuam sendo os mais desafiadores segundo 39% dos RHs, seguidos pelos custos de contratação (35%), custos de treinamento (33%) e custos com plano de saúde (30%).

Há uma diferença entre a percepção dos colaboradores e do RH: entre as ações promovidas pelos RHs para cuidar dos seus colaboradores, 59% apostam na realização de palestras e ações específicas sobre saúde, 56% apostam em comunicações de conscientização e 49% na implementação de um plano de saúde tradicional. Apenas 16% realizam campanhas para implementar planos de saúde financeira, sendo este o maior desafio apontado pelos colaboradores.

Já para 62% dos trabalhadores, ter um ambiente de trabalho saudável é o mais importante. Em seguida, com 25%, surge a necessidade de ter um salário competitivo. O treinamento de lideranças (7%) e o investimento em benefícios (7%) completam a lista. É o que apontou levantamento realizado pela Robert Half em seu perfil no LinkedIn no final do mês de abril e contou com a participação de 1.573 profissionais.