• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

6 ideias para promover o combate à dengue nas empresas

A prevenção é a principal arma contra o aumento de casos, por isso é tão importante abordar o assunto nas empresas

Até o começo de março de 2024, o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue, em torno de 300 mortes confirmadas e mais de 700 mortes sob investigação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são expressivos e quando comparados aos últimos anos revelam um grande crescimento do número de casos. Nesse sentido, a prevenção é a principal arma contra o aumento de casos, por isso é tão importante abordar o assunto nas empresas.

O Brasil está vendo um crescimento jamais visto nos casos de dengue, e a prevenção dessa doença pode ser feita por meio de ações simples, mas constantes. Por isso, é fundamental se engajar com essas causas para fortalecer a responsabilidade social da empresa, protegendo não apenas os colaboradores, mas a comunidade também”, afirma Ananda Moreira, especialista da Progic, empresa de TV Corporativa.

Para isso, a profissional de marketing listou 6 ideias de endomarketing para realizar ações em prol dessa campanha na empresa:

Campanhas de Comunicação Interna

Uma estratégia é divulgar materiais informativos nos canais de comunicação interna. Dessa forma, é factível alcançar todos os colaboradores e promover efetivamente a conscientização sobre o tema.

É possível fazer isso de diferentes formas para atingir todos os públicos, como: enviar newsletters por e-mail com as principais informações acerca da campanha (quais são os sintomas, formas de prevenção, o que fazer e não fazer), fazer posts com imagens informativas no aplicativo de comunicação interna da empresa ou nas redes sociais para o público geral, e para os colaboradores, postar templates na TV Corporativa da empresa com informações relevantes.

Palestras e campanhas de conscientização sobre a dengue

Divulgar informações é essencial para a conscientização. Por isso, palestras e workshops são algumas formas para trabalhar a prevenção da dengue.

Nesse cenário, podem ser convidados especialistas da área para falar sobre os sintomas, o que fazer ou não na presença deles, métodos de prevenção e a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

Inspeções Regulares

Uma das principais formas de prevenção é acabar com os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, normalmente, são os focos de água parada. Para evitar isso, é necessário promover inspeções regulares nas instalações da empresa, para identificar e eliminar possíveis locais, incluindo áreas externas e internas.

Nessa inspeção, é interessante inserir os colaboradores e falar sobre a importância de fazer essas inspeções regulares, ensinando quais locais são mais prováveis e incentivá-los a realizar a vistoria em suas casas também.

Distribuição de Material Informativo

Uma opção para conscientizar os colaboradores – e ainda valorizá-los -, é distribuir materiais informativos com dados e informações sobre a dengue e formas de prevenção.

No kit, pode ser atrativo colocar folders, ecobags, repelentes, produtos inseticidas, entre outros.

Treinamentos para Equipe de Limpeza relacionados ao Aedes aegypti

A equipe de limpeza da empresa precisa saber lidar adequadamente com os possíveis focos de reprodução do mosquito, por isso, uma opção interessante é fornecer treinamentos para capacitar os colaboradores da área.

Sabendo onde buscar os criadouros e como eliminá-los, a equipe vai garantir uma boa manutenção da higiene do espaço e da segurança dos demais.

Parcerias com a Comunidade

Estabelecer parcerias com órgãos de saúde locais e participar ativamente de iniciativas comunitárias de combate à dengue é uma boa ideia. Assim, a empresa mostra participação ativa, compromisso com a causa e responsabilidade social, o que incentiva a adesão dos colaboradores.