• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Frete CIF ou FOB: qual devo usar?

É muito importante ficar atendo se no DANFE está claro de quem é a responsabilidade do frete, a opção marcada corretamente poderá te livrar de multas e problemas no decorrer do trajeto da carga.

Para saber qual a modalidade frete poderá ser utilizada na sua NF-e você precisa primeiro entender qual a opção mais adequada que se encaixa na sua necessidade, se o frete será CIF ou FOB.

Vamos entender:

  • CIF - A sigla CIF vem do inglês “cost, insuranse and freigh”, que quer dier custo, seguro e frete em outras palavras o remetente é o tomador do serviço de transporte, ou seja, o responsável pelo transporte da mercadoria desde a coleta até a entrega ao destinatário.
  • FOB - significa “free on board”, que seria livre a bordo o embarcador é responsável pela mercadoria até o momento da sua coleta. Ou seja, toda responsabilidade de transporte, pagamentos de frete e de seguro ficam a cargo do tomador do serviço, sendo ele frequentemente o destinatário.

Com base nisso você já sabe agora qual a opção deverá usar e caso o DANFE esteja com a opção errada do frete ainda é possivel fazer uma CC-e (Carta de Correção Eletrônica) desde que o CT-e ainda não tenha sido emitido, caso já exista CT-e incluso você deverá solicitar ao transportador que também emitia uma CC-e para o CT-e.

Existem outras opções de frete que também são usadas em alguns casos específicos como:

  • Contratação do Frete por conta de Terceiros

É o tipo de frete utilizado quando o custo e responsabilidade sobre frete é por conta de terceiros, não sendo o Emitente, nem do Destinatário/Remetente.

  • Transporte Próprio por conta do Remetente

Este tipo de frete é utilizado quando o frete é por conta do remetente, feito por transporte próprio, sem a contratação de uma empresa de transporte.

  • Transporte Próprio por conta do Destinatário

Esta opção é utilizada quando o transporte é feito por conta do destinatário, por um veículo próprio e sem a contratação de uma empresa de transporte.

  • Sem Ocorrência de Transporte

Esta opção é utilizada quando não há ocorrência de frete na operação da NF-e.

Na duvida procure sempre o seu contador ou um profissional de faturamento.