• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

9 em cada 10 MEIs inadimplentes aderiram ao Desenrola Pequenos Negócios

Programa ajudou milhares de pequenos negócios a renegociarem dívidas, regularizarem sua situação e retomarem o acesso ao crédito

O Sebrae realizou uma pesquisa e revelou que o programa Desenrola Pequenos Negócios teve uma adesão massiva dos microempreendedores individuais (MEIs) com dívidas e que se enquadravam nos critérios definidos pelo governo federal.

Conforme o levantamento, 93% dos MEIs que tinham dívidas até janeiro deste ano de 2024, aderiram à iniciativa.

No universo dos pequenos negócios, composto por MEI, micro e pequenas empresas, o resultado foi de 72% de adesão.

Além disso, a pesquisa mostrou que os pequenos negócios do Comércio que estavam dentro dos critérios do Desenrola Pequenos Negócios foram os que mais aderiram ao programa (92%), seguidos dos empreendedores dos setores de Serviço (69%) e Indústria (49%).

Segundo explica o presidente do Sebrae, Décio Lima, o programa Desenrola trouxe alívio aos empreendedores endividados, já que puderam regularizar a sua situação e agora podem reinvestir na empresa, buscar novos empréstimos em condições mais favoráveis e voltar a crescer.

“Nós temos milhões de empreendedores que não conseguem obter crédito. Entre outras razões, está o fato de estarem inadimplentes. Com o Desenrola, estamos devolvendo a confiança a esses empresários”, afirma Lima.

O presidente ainda destaca que o Sebrae está junto do governo federal no programa Acredita, permitindo aos pequenos negócios terem acesso a crédito em condições mais vantajosas.

“Nós fizemos um aporte de R$ 2 bilhões no Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que vai viabilizar até R$ 30 bilhões em crédito para MEI, micro e pequenas empresas ao longo dos próximos três anos”, detalha.

Lima ainda acrescenta que está “trazendo o empreendedor da informalidade para a formalidade e abrindo as portas do sistema financeiro com a garantia de crédito e orientação do Sebrae. Esse setor vai impulsionar ainda mais a economia do nosso país”.

Vale lembrar que o programa Desenrola Pequenos Negócios foi lançado no dia 13 de maio de 2024, e é voltado à renegociação de dívidas de MEIs, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) inadimplentes até 23 de janeiro de 2024.

Fonte: Agência Sebrae