• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Congresso internacional debate o papel do empreendedorismo na agenda climática

O evento, realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), faz parte das ações da instituição na preparação para a COP30

Nos dias 7 e 8 de maio, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) realiza, em Brasília, a sexta edição do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos). O evento será o primeiro debate sobre o papel das pequenas empresas como principais atuantes no combate às mudanças climáticas antecedendo a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Neste ano, o Ciclos será realizado no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do CSS. Serão abordados temas como: adaptação climática, financiamento climático, práticas para mitigar emissões e compensação da pegada do gás carbônico, com foco nos desafios e oportunidades para as empresas.

A programação desta edição contará com palestras do cientista e membro da Academia Brasileira de Ciências José Antonio Marengo Orsini e da diretora da Fractal Consultoria, Linda Murasawa. Também participarão como painelistas o gerente de Políticas e Instituições para a América Latina da Fundação Ellen McArthur, Pedro Prata, e a fundadora da Ideia Circular, Carla Tennenbaum.

Para o diretor-técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a realização do Ciclos ocorre em um momento estratégico, em que os debates sobre mudanças climáticas estarão em pauta no cenário mundial, tendo como principal fator a realização da COP30 no Brasil.

“A realização do Ciclos representa mais do que um evento. É um chamado à ação. Estamos em um momento crucial, em que os pequenos negócios brasileiros precisam ser protagonistas da agenda climática, não apenas por responsabilidade, mas também pela imensa oportunidade de inovar e crescer em uma nova economia verde”, evidencia.

O Sebrae tem atuado de forma estratégica na preparação para a COP30, conectando conhecimento, soluções e articulações para apoiar empreendedores a se adaptarem às exigências globais, fortalecerem sua resiliência e contribuírem efetivamente para um futuro mais sustentável. Não se trata apenas de mitigar impactos, mas de liderar uma transformação.

André Schelini, diretor-técnico do Sebrae/MT.

A gerente do CSS, Patrícia Pedrotti, reitera a importância do Ciclos para intensificar o diálogo sobre a sustentabilidade no país. “O evento busca fortalecer a resiliência dos negócios frente às mudanças climáticas, incentivar a transição para uma economia de baixo carbono, capacitar e sensibilizar empresários e líderes – especialmente das micro e pequenas empresas – a se alinharem às demandas globais e nacionais da agenda climática”, pontua a gerente.

O congresso internacional faz parte de uma série de eventos que serão realizados pelo Sistema Sebrae em preparação para a chegada da COP30 no Brasil. Como parte da programação do CSS para a COP30, ainda estão previstos:

  • Inova Amazônia Summit – 21 a 23 de maio, em Macapá (AP);
  • StartUp Summit – 27 a 29 de agosto, em Florianópolis (SC);
  • Amazon Tech – 4 a 6 de setembro, em Boa Vista (RR);
  • Semana do Futuro – 17 a 19 de setembro; em Cuiabá (MT).