• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Ministério da Educação deve assinar nova proposta curricular do curso de Ciências Contábeis

Profissionais relatam desatualização do curso diante do cenário atual do mercado de trabalho.

A nova proposta curricular do curso de Ciências Contábeis avançou e está para ser assinada pelo Ministério da Educação.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (29) pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, durante o XVII Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo/SP.

Para o vice-presidente, a nova proposta curricular será um grande passo para a qualidade da formação dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, já que os profissionais devem saber usar a pesquisa e a criatividade para organizar e interpretar os dados, a fim de resolver problemas organizacionais, e integrar os saberes de Administração, da Economia, do Direito e outros aos saberes das Ciências Contábeis.

O vice-presidente afirmou ainda que o Congresso tem como foco o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) e o processo de formação dos profissionais.

“Nessas oportunidades são submetidos diversos artigos científicos relacionados a temas de grande importância para a contabilidade, como Environmental, Social and Governance (ESG) e o papel educacional dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis”, disse.

Proposta curricular do curso de Ciências Contábeis

O debate para viabilizar a alteração na Resolução CNE/CES nº 10, de 2004, normativo que regulamenta a formação de bacharéis em contabilidade, começou em dezembro de 2021, após manifestações da classe em relação a desatualização do curso diante das exigências do mercado.

A primeira ação do CFC foi comunicar instituições de ensino superior, coordenadores e professores de cursos de graduação na área sobre a reformulação. Nessa etapa, a autarquia abriu espaço para contribuições que pudessem ajudar a elaborar o documento de base para a minuta final.

Em seguida, os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) foram convocados para discutir o tema em encontros locais dentro de suas jurisdições. A meta era reunir opiniões e contribuições de todos os Estados e do Distrito Federal, englobando, assim, pontos de vista que refletissem diversas realidades.