• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Não recebeu a restituição? Verifique pendências e corrija para entrar no último lote

Será que dá tempo de corrigir e entrar no último lote de restituições, que será pago em 15 de dezembro?

Autor: Patricia AlvesFonte: InfoMoney

A Receita Federal do Brasil liberou, nesta quarta-feira (9), a consulta ao penúltimo lote de restituições do IR 2011. Neste lote, segundo o órgão, estão incluídos 1.155.493 contribuintes, que receberão R$ 1.397.532.413,25 no dia 16 de novembro, quando o dinheiro da restituição será depositado.

A Receita informou ainda que todas as restituições do IR 2011 sem pendências até o mês de outubro serão liberadas neste penúltimo lote.

Se você tem direito à restituição e até agora não teve o dinheiro depositado, pode significar que sua declaração está com alguma inconsistência. Será que dá tempo de corrigir e entrar no último lote de restituições, que será pago em 15 de dezembro?

De acordo com Marcos Barbosa, consultor especialista da área de imposto de renda e legislação societária do Cenofisco, dependendo do problema, dá sim para corrigir em tempo de receber a restituição de dezembro, mas é preciso correr. “Se a pendência for de simples correção, como um erro de digitação, um número a mais etc., fica mais fácil a regularização”, afirma. “No entanto, situações que demandam checagem maior por parte da Receita podem demorar mais, pois o fisco precisa de mais tempo para a verificação”, completa. “Nestes casos, o contribuinte corre o risco de ter que esperar os lotes extras de restituição, pagos no próximo ano”, continua.

Autorregularização
Para facilitar a vida do contribuinte, a Receita disponibiliza, em sua página na internet, a ferramenta de autorregularização, que permite à pessoa acompanhar o processamento da sua declaração de imposto de renda, verificar a existência de pendências e corrigir eventuais dados incorretos.

O primeiro passo para a autorregularização é entrar no site da Receita, fazer o cadastro no e-CAC e acessar o Extrato Simplificado do IRPF, na opção Declaração IRPF.

O segundo passo, caso haja pendência, é correr atrás para solucioná-la, por meio de uma declaração retificadora com os dados corrigidos.

Saiba mais sobre a declaração retificadora
A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada e, como o novo documento substitui o antigo integralmente, ele deve conter todas as informações declaradas anteriormente, com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso.

Com relação ao prazo, desde que não esteja sob procedimento de ofício, o contribuinte tem cinco anos para retificar a declaração.

Para maior rapidez e facilidade na correção de dados, a Receita dá ao contribuinte a opção de fazer a retificadora on-line, sem instalar o programa da declaração nem o Receitanet (destinado ao envio do documento). Essa facilidade, no entanto, é permitida apenas a alguns contribuintes:

  • Declarações dos exercícios 2008 e 2009 só permitem a retificadora on-line se foram entregues no modelo completo.
  • A partir do exercício de 2010, a opção é válida também para as declarações entregues no modelo simplificado.
  • Para o exercício 2007 e anteriores, não é possível utilizar a retificadora on-line.