• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Micro e pequenos negócios se concentram no interior do país

A concentração das micro e pequenas empresas (MPE) é maior no interior do país.

Autor: Bárbara PomboFonte: Portal SebraeTags: micro

A concentração das micro e pequenas empresas (MPE) é maior no interior do país. Do total de 6,1 milhões de pequenos negócios, 30,7% estão nas capitais e 69,3% nos demais municípios. Quase metade das MPE, 47%, está em cidades com menos de 200 mil habitantes. Os dados são do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, realizado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O levantamento mostra ainda que um em cada dois empreendimentos de pequeno porte está no Sudeste. Os quatro estados da região são os que reúnem o maior volume de negócios do país. Juntos, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais possuem 3,1 milhões de empresas. Na região Sul, há 1,4 milhão de negócios (23%). No Nordeste, existem 917 mil micro e pequenos empreendimentos, o que equivale a 15% do total. No Centro-Oeste, são 451 mil empresas (7%) e no Norte, 215 mil (3,5%).

São Paulo é a unidade da federação que possui o maior volume de micro e pequenos negócios: 1,8 milhão de empresas. Em seguida, aparecem Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 688 mil e 601 mil, respectivamente. No outro extremo, Roraima aparece com o menor volume de negócios. Em todo o estado, há 8,6 mil MPE, de acordo com o Anuário. Laboratório

Localizada em João Monlevade, cidade com cerca de 70 mil habitantes no interior de Minas Gerais, a Medilab, laboratório de análises clínicas de pequeno porte, virou referência em gestão no Brasil. Em 2010, ganhou o prêmio MPE Brasil do Sebrae em função do trabalho desenvolvido em gestão e qualidade. “Utilizamos uma ferramenta de gestão que adota uma série de critérios de planejamento estratégico, de processos, de resultados, de atendimento ao cliente, o que nos garantiu esse reconhecimento de ser empresa modelo”, afirma o médico e empresário Marcelo Barroso Moreira. O empreendimento possui 24 funcionários.

No Sul do país é onde há maior concentração de empresas no interior. De cada 100 MPE, 81 estão fora da capital. Na região Sudeste, a proporção é de 68 micro e pequenos negócios no interior para cada 100 empresas. No Nordeste, o número alcança 65,3% no interior, enquanto nas regiões Norte e Centro-Oeste cai para 57,8% e 53,7%, respectivamente.

O Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa é uma publicação feita pelo Sebrae, em parceria com o Dieese, com base em diferentes fontes de informação. O objetivo é reunir um conjunto de dados sobre o perfil e dinâmica do segmento dos micro e pequenos empreendimentos. A pesquisa utiliza informações da Rais, registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Dieese, da Fundação Seade e convênios regionais.