• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

IR: cerca de 17 milhões de contribuintes receberão declaração preenchida

Essa novidade será possível porque a Receita terá controle de todos os dados cadastrais e sobre rendimentos, direitos e obrigações dos contribuintes.

Autor: Patricia AlvesFonte: InfoMoneyTags: imposto de renda

A ideia de preencher a declaração do imposto de renda para os contribuintes que optam pelo modelo simplificado da declaração - e têm apenas uma fonte de renda - irá se concretizar em 2014, conforme confirmou, nesta segunda-feira (12), a Secretaria da Receita Federal.

De acordo com o órgão, a medida deve atingir cerca de 70% do total de contribuintes obrigados hoje a entregar a declaração. Segundo a Receita, esse é o percentual de declarações entregues no modelo simplificado, totalizando 17 milhões de pessoas, das quais a maioria possui somente uma fonte de rendimentos.

Controle
Essa novidade será possível porque a Receita terá controle de todos os dados cadastrais e sobre rendimentos, direitos e obrigações dos contribuintes. De acordo com o órgão, caberá ao contribuinte confirmar ou alterar os dados enviados pelo Fisco na declaração de ajuste anual, por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal.

Mudanças
A mudança faz parte de uma série de novidades anunciadas nesta segunda pela RFB.

Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, para 2012, seis declarações serão extintas:

  • Demonstrativos de Notas Fiscais
  • Declaração de Crédito Presumido de IPI
  • Declaração anual do Simples Nacional
  • Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR)
  • Declaração de Informações Fiscais (DIF- Bebidas) - já foi anunciada na semana passada
  • Demonstrativo de Exportações - que acabou em maio passado

A ideia, segundo o Fisco, é simplificar as obrigações tributárias para os contribuintes, diminuindo o custo para as pessoas jurídicas e facilitando o trabalho das pessoas físicas.