• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Conselho Federal de Contabilidade discute compliance e integridade nos negócios

Evento do Observatório Social do Brasil ocorre até quinta em Curitiba

O vice-presidente técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, participou, na segunda-feira (8/5), do 1.º Congresso do Pacto pelo Brasil, em Curitiba (PR), que discutiu o tema Calamidades x Eficiência da Gestão Pública. Na ocasião, Breda representou o presidente do CFC, José Martonio Coelho, e foi mediador do painel Eficiência e Boas Práticas em Compliance e Integridade nos Negócios.

“Não adianta ter códigos de conduta e sistemas de compliance se os instrumentos e recomendações não forem postos em prática. Além disso, o controle social, feito por alguém de fora, como o cidadão, é fundamental”, avaliou o vice-presidente. Em seguida ao painel, ocorreu a palestra magna do evento, proferida pelo juiz federal Sérgio Moro sobre o tema Transparência, Eficiência e Compliance.

O evento é realizado em paralelo com o 8.º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, de 8 a 11 de maio. A proposta do encontro é criar uma agenda positiva para os públicos envolvidos, promover a cooperação técnica entre os Observatórios Sociais e consolidar alianças estratégicas nacionais para a eficiência da gestão pública e prevenção da corrupção.

O vice-presidente do CFC destacou que os debates do primeiro dia do evento foram interessantes para levantar problemas e propostas de melhorias. “É evidente a necessidade de aprimoramento no sistema de compras públicas, que envolvem licitações para obras, serviços, compras de equipamentos e materiais. É preciso haver transparência nesses processos. Além disso, os códigos de conduta e de governança devem ser observados por todos, principalmente, pela alta administração.”

Ele ressalta que o CFC vem contribuindo para o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle na administração pública e empresarial. “Trabalhamos, também, para que floresça na cultura brasileira sementes de accountability na administração pública e temos incentivado a participação social e política da classe em diversas instituições e fóruns, como é o caso dos Observatórios Sociais."

Os eventos são realizados pelo Observatório Social do Brasil (OSB), do qual o CFC é membro fundador. Os Observatórios Sociais são espaços em que o cidadão, de posse de uma metodologia de monitoramento, faz o acompanhamento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital até o acompanhamento da entrega do produto à sociedade. Os Observatórios Sociais são organizados em rede, coordenados pelo OSB e estão presentes em mais de 100 cidades, em 19 Estados.