• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Grupo que invadiu Tesouro Nacional vende acesso e dados na deepweb

O governo brasileiro, no entanto, nega que tenha ocorrido algum incidente.

Segundo a empresa de segurança digital Darktracer, de Cingapura, dados e o próprio caminho para invasão à rede de dados do governo federal brasileiros estariam sendo oferecidas na deepweb. A informação foi postada nesta terça, 30/8, via Twitter.

A exemplo de outras “propagandas” do mesmo grupo, o aviso fala que o ‘time de resgate do Everest’ oferece ‘Gov Brazil’, e explica: “À venda acesso à rede do Gov Brasil, mais de 3 TB de dados”. Interessados devem, supostamente, contatar o grupo via deepweb.

O governo brasileiro, no entanto, nega que tenha ocorrido algum incidente. “Informamos que, até o momento, não há registro e informação oficial” sobre esse suposto incidente, disse o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República em resposta a esta Convergência Digital. Também procurada, a Secretaria de Governo Digital não se manifestou.

É possível que a propaganda do grupo cibercriminoso se refira a ataques ocorridos em outro momento. Vale lembrar que o mesmo Everest seria autor de uma invasão realizada em agosto de 2021, que invadiu sistemas do Ministério da Economia, especialmente com foco no Tesouro Nacional.

Na época, o próprio Ministério admitiu o incidente e sustentou que não houve danos aos sistemas estruturantes, como Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados às Dívidas Públicas. Mas não se sabia se houve danos em outros sistemas.