• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

ITR 2022: proprietários rurais devem entregar declaração nesta sexta (30)

Quem perder o prazo da DITR está sujeito a multa de 1% ao mês ou uma fração de atraso sobre o imposto devido.

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo de entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR).

Devem enviar a declaração as pessoas e empresas que são proprietárias rurais do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural.

Neste ano, a Receita Federal espera receber de 5,84 milhões a 5,9 milhões de declarações de proprietários rurais de todo o país. Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, 5.250.357 contribuintes haviam entregado a declaração até a manhã do último dia 28.

Na comparação por estados, segundo o último balanço da Receita, a Bahia tem o maior número de declarações enviadas: 953.620. Em seguida, vêm Minas Gerais (763.142) e o Rio Grande do Sul (501.518).

Quem perder o prazo está sujeito a multa de 1% ao mês ou uma fração de atraso sobre o imposto devido. A multa será lançada de ofício.

Como enviar DITR

O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR que está disponível na página da Receita Federal e deve transmiti-la através da internet.

Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, o produtor rural pode consultar os núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), mantidos por diversas instituições de ensino superior em parceria com a Receita. As orientações são fornecidas de forma virtual e gratuita e a lista dos NAF em todo o país pode ser acessada.

Além das orientações, o produtor rural pode obter esclarecimentos sobre o ITR na própria página da Receita. O órgão preparou questionário com as principais perguntas e respostas sobre o preenchimento e a entrega do documento.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas mensais, sendo que nenhuma pode ter o valor menor do que R$ 50. imposto abaixo de R$ 100 deve ser pago em cota única. Tanto o pagamento em uma só vez quanto o da primeira parcela devem ser feitos até o último dia do prazo de entrega da declaração.