• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Descubra como consultar o PIS/PASEP usando o número do CPF

O saldo pode ser compatível com o salário mínimo atual, de R$ 1.212, para quem trabalhou durante todo o ano.

O saque do PIS/PASEP liberado no calendário vigente no início deste ano continua disponível para resgate até dezembro. O saldo pode ser compatível com o salário mínimo atual, de R$ 1.212, para quem trabalhou durante todo o ano.

Originalmente, o trabalhador tem o prazo de cinco anos contados a partir da data do depósito para realizar o saque do PIS/PASEP. Neste caso, exclusivamente, o benefício pode ter acesso aos valores mais uma vez em 2022.

Quem não aproveitar essa segunda chance, terá que aguardar até a vigência do próximo calendário de pagamento do PIS/PASEP. Por ora, os valores estão disponíveis para os trabalhadores que prestaram serviços de carteira assinada entre os anos de 2016 a 2020.

O saque retroativo do PIS/PASEP foi liberado pela Caixa Econômica Federal (CEF) em outubro deste ano. Os trabalhadores na dúvida sobre o direito aos valores provenientes do abono salarial podem fazer a consulta da elegibilidade ligando no telefone 158 ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTD).

Quem tem direito ao PIS/PASEP retroativo?

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
Ter recebido até dois salários mínimos;
Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Consulta do PIS/PASEP pelo CPF

A consulta do PIS/PASEP usando o CPF é bastante simples, mas antes, é preciso instalar o aplicativo Meu INSS no celular. Em seguida, execute este passo a passo:

  • Faça o login no app do Meu INSS com login e senha da conta Gov.br;
  • Se não tiver conta, crie uma com seus dados pessoais;
  • Ao entrar na plataforma, vá no canto superior da tela para ver os detalhes do PIS;
  • Será possível verificar todas as informações sobre o PIS e também há opção de tirar dúvidas.
  • Também é possível consultar a habilitação e saldo do PIS/PASEP pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Após fazer o download da plataforma, também será necessário fazer login com os dados da conta Gov.br.

Em seguida, basta clicar em “Contratos” e selecionar o botão “+” junto ao contrato desejado para obter as informações desejadas. Assim, o sistema apresentará todos os detalhes daquele trabalho e, por consequência, a remuneração do PIS/PASEP.