• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

ECD: cuidado com o envio do documento por contadores sem registro ativo

Para que possam enviar a ECD sem empecilhos, os profissionais contábeis precisam estar em dia com seus conselhos regionais.

A Escrituração Contábil Digital – ECD deve ser entregue até o dia 31 de maio, e o envio tem que ser feito, obrigatoriamente, por contadores com registro ativo. Inclusive, a Receita Federal e o Conselho Federal de Contabilidade emitiram um alerta sobre isso recentemente, visto que o recurso para o bloqueio da transmissão do documento por por profissionais que não estão devidamente habilitados ainda não está operando

De acordo com o CFC, para que possam enviar a ECD sem empecilhos, os profissionais contábeis precisam estar em dia com seus conselhos regionais.

Como os dados entre a ECD e a base de dados do CFC são cruzados, os profissionais inaptos são obrigados a regularizar a situação. O Conselho informa que, ao longo do ano passado, vários contadores, bacharéis e técnicos, com pendências receberam uma notificação.

Entretanto, como muitos ainda não regularizaram a situação, ainda em 2023, o órgão máximo da classe continua orientando os profissionais da área por meio de notificações oficiais. “A manutenção do registro contábil é uma condição para o exercício da profissão e, portanto, imprescindível”, destaca o CFC.

A parceria entre a Receita Federal do Brasil e o CFC consente que um uma nova solução desenvolvida, chamada Svad, é apta a analisar os dados e apurar a inaptidão do profissional de acordo com a escrituração.